Wiki públicaContactos

Workshops

Os nossos workshops são opções práticas e pouco dispendiosas para quem pretende obter conhecimento teórico e prático sobre temas muito específicos e muito rapidamente.

Estes cursos são presenciais, tendo geralmente uma duração de duas a quatro horas, dependendo dos temas a abordar. De momento, em cada workshop e salvo alterações na disponibilidade de recursos ou as especificidades do tema, o número preferencial de inscrições por cada edição é de oito pessoas. O custo dos workshops é variável, dependendo do número de vagas, do tema e do local onde for ministrado, sendo o preço indicado junto com o anúncio de cada nova edição.

Inscrições

Para inscrição em qualquer um dos workshops, deverá aguardar o anúncio da próxima edição do tema que procura, que conterá as informações necessárias. No entanto, se a procura o justificar, poderemos abrir edições extraordinárias. Para nos indicar o seu interesse, poderá enviar-nos um e-mail para academia [at] tecporto.pt.

Membros e associados da TecPorto podem beneficiar de prioridade nas inscrições e outras vantagens como descontos.

Temas

Os seguintes temas fazem parte do nosso currículo permanente de workshops periódicos:

Introdução ao Arduino

Publico alvo
Entusiastas, estudantes, profissionais
Participantes
De 5 a 10, preferencialmente 8
Idade mínima
15 anos
Descrição
Neste workshop, os participantes terão a oportunidade de aprender a utilizar o Arduino através de exercícios simples utilizando sensores analógicos e LEDs.
Notas adicionais
Oferta do kit contendo Arduino Nano, Breadboard 400 pontos, resistências, LEDs, sensor de temperatura analógico (TI LM35), fotodíodo, tabela de resistências, caderno e caneta.

Introdução às boas práticas de programação

Público alvo
Programadores em aprendizagem ou com experiência moderada
Participantes
De 5 a 10, preferencialmente 8
Descrição
Este workshop tem como objectivo ajudar a reforçar as competências em programação, ensinando métodos de organização de projectos, programação defensiva e técnicas de optimização de recursos. É orientado para a linguagem C++, mas uma parte considerável dos conteúdos pode ser aplicada a outras linguagens imperativas.
Notas adicionais
Documentação acessória facultativa disponível para aquisição online.

Introdução ao Linux

Público alvo
Pessoas sem experiência em sistemas baseados em Linux
Participantes
De 5 a 10, preferencialmente 8
Descrição
Neste workshop, os participantes poderão aprender a utilizar sistemas operativos baseados em Linux, mais concretamente Gnome Ubuntu.

Introdução à linha de comandos em Linux

Público alvo
Pessoas com pouca experiência em Linux e linha de comandos em ambientes Unix
Participantes
De 5 a 10, preferencialmente 8
Descrição
Neste workshop, os participantes poderão a utilizar a linha de comandos em Linux e a utilizar alguns comandos avançados para poderem gerir os seus sistemas e ficheiros.

Introdução à criação de planos de negócio

Público alvo
Empreendedores, líderes de equipa, líderes de projecto
Participantes
De 5 a 10, preferencialmente 8
Descrição
Neste workshop, os participantes terão uma introdução à construção de planos de negócios que inclui a apresentação de um modelo de documento, como definir a concorrência, como segmentar o mercado e como estimar receitas e despesas.
Notas adicionais
Os alunos recebem um modelo de plano de negócios com explicações detalhadas, bem como um exemplo de uma folha de cálculo para estimativa do plano financeiro.

Arduino vs Raspberry

Público alvo
Entusiastas, estudantes
Participantes
De 5 a 20, preferencialmente 8
Descrição
Este workshop tem como objectivo apresentar informalmente os dois equipamentos, elucidar sobre as diferenças entre eles e demonstrar os usos típicos de cada um.

Prototipagem de PCBs (placas de circuito impresso)

Público alvo
Entusiastas de electrónica
Participantes
4
Descrição
Com este workshop, os participantes ficarão a conhecer como criar placas de circuito impresso (PCB) para efeitos de prototipagem, o que inclui uma explicação sobre métodos alternativos e sobre as medidas de segurança a tomar durante o processo.
Notas adicionais
Oferta de kit contendo equipamento de protecção pessoal: luvas, óculos e máscara.

Introdução à produção de vídeo

Público alvo
Pessoas interessadas em aprender a lidar digitalmente com vídeo
Participantes
5 a 20
Descrição
Neste workshop, os participantes poderão adquirir capacidades básicas de técnicas de produção de vídeo.