Wiki públicaContactos

Vitacode

Página do projecto

Resumo

Um sistema para, em situações de emergência, fornecer, aos profissionais de apoio, as informações vitais que eles vão precisar para poder ajudar quem estão a assistir ou para o ajudar a encontrar os seus filhos ou séniores quando se perderem.

Descrição

O Vitacode é um serviço criado para ajudar a salvar-lhe a vida mas com o potencial para ser e fazer muito mais.

Em algumas frases chave:

  • É um sistema disponível mundialmente destinado a salvar-lhe a vida;
  • Guarda dados importantes sobre si (dados médicos, contactos de emergência e identificação), ligando-os a um QR-Code que lhe é exclusivo.
  • Os dados são destinados a serem acedidos por profissionais de emergência como paramédicos, médicos, bombeiros e forças de segurança;
  • Tudo o que é necessário é a existência de uma ligação à internet.

Todos os anos, perto de meio milhão de pessoas morre devido a dados médicos incorrectos ou insuficientes. Este sistema poderá ajudar a reduzir esse número.

O mesmo sistema pode ser usado para evitar situações de crianças que são levadas para emergências hospitalares porque os funcionários de uma escola não sabiam que elas eram alérgicas a certos alimentos, de idosos que se perdem porque a sua memória e capacidades de orientação já não são o que eram, ou de crianças que se perdem dos pais no meio de parques de diversões e outros espaços lotados.

Será também um companheiro precioso para quando viaja, para que o seu historial médico esteja disponível se precisar de assistência em países onde não haja acesso à sua ficha clínica do seu serviço nacional de saúde.

Nota: De momento, o projecto não pode ainda exercer comercialmente e fornecer o serviço a utilizadores finais, dado aguardar autorização da Comissão Nacional de Protecção de Dados, que foi pedida em Março de 2016. A partir de 25 de Maio de 2018, no entanto, o novo Regulamento Geral de Protecção de Dados torna desnecessário pedir autorização para processamento de dados, pelo que se prevê que, após essa data, se inicie o fornecimento do serviço.